Tênis de Praia

Tênis de Praia

                                  TÊNIS DE PRAIA


Raquetes utilizadas atualmente na prática do Beach Tennis

 

O beach tennis ou tênis de praia é um esporte que surgiu na Itália, mais precisamente na província de Ravena, na década de 1980. Hoje já existem mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo. O orgão internacional que é responsável pela modalidade é a ITF -International Tennis Federation (a mesma que é responsável pelo Tênis de quadra) que realiza diversos campeonatos pelo mundo todo e divulga periodicamente o ranking dos atletas.

 

Além da ITF existe outra federação que também realiza torneios, a IFBT - International Federation of Beach Tennis.

 

Os países onde se pratica beach tennis são: Itália, BrasilFrançaEspanhaRússiaEstados UnidosJapãoPortugal,República TchecaBermudasPaíses BaixosArubaAustrália e Curaçao.

 

 

Regras

Partida de beach tennis em Long Beach no estado de Nova IorqueEstados Unidos, 2008.

beach tennis pode ser disputado em simples ou em dupla e é jogado com raquete e bola padronizadas. As raquetes não possuem corda e são feitas de materiais como kevlargrafite e carbono, além de terem medidas de no máximo trinta centímetros de largura e cinquenta e cinco centímetros de comprimento (anteriormente nos Estado Unidos eram utilizadas raquetes de Tênis convencionais, porém atualmente todos já utilizam as raquetes específicas da modalidade. Já a bola parece com a de tênis, porém é despressurizada (bola soft). O material pode ser encontrado em algumas lojas de esporte e também pela internet.

O jogo é disputado em uma quadra de areia – com área de 16×5m para simples e 16×8m para dupla – e uma rede de 1,70 m de altura. O objetivo de cada jogador é devolver a bola recebida, sem tocar no chão e com apenas uma raquetada, para o campo adversário. O jogo segue a mesma contagem do tênis convencional, mas com no-add. No desenvolver do jogo, cada jogador saca um game inteiro. O saque difere um pouco do tênis, já que pode ser executado de qualquer lugar da quadra e, se raspar na fita e passar para o lado adversário (net), continua-se o ponto.

As categorias e o número de games jogados variam dependendo da organização do torneio. As principais categorias são: simples feminina, simples masculina, dupla feminina, dupla masculina e dupla mista. No Brasil, os torneios geralmente incluem as categorias: profissional, A, B, máster +45, iniciante e infantil.

     


    

 

Beach tennis no Brasil

 

beach tennis chegou ao Brasil em 2008 através de uma iniciativa de Leopoldo CorreaAdão Chagas. Uma das pioneiras da modalidade no Brasil foi a tenista Marcela Evangelista.

 

As cidades brasileiras onde se pratica beach tennis são: Rio de JaneiroFortalezaSantosVitóriaFlorianópolisPorto AlegreMogi das CruzesGuarujáJoão PessoaSalvador , Campina Grande,Cachoeiro de Itapemirim (Espirito Santo) e Marataizes (Espirito Santo)Novo Hamburgo(RS)Natal (RN) e Porto Seguro.

 

Hoje o Brasil já possui vários atletas com boas colocações no Ranking Mundial (ITF) 18 no total entre os 150 melhores. São eles:

 

RankingNome
12 Vinícius Font
12 Guilherme Prata
22 Marcus Ferreira
22 Thales Santos
40 Luis Pedreira
50 Daniel Fink
50 Horácio Melo
57 Vinícius Chaparro
74 Pablo Oliver
93 Eduardo Coutinho
104 Facundo Brotsky
104 Paulo Venchiarutti
110 Fabio Blanco
110 William Fernandes
110 Marcos Viscardi
128 Guilherme Lopes
149 Leonardo Bridi
149 Caio Costa

 

No ranking feminino o Brasil também está muito bem representado com 16 atletas entre as Top 150

 

RankingNome
5 Samantha Barijan
5 Joana Cortez
13 Paula Cortez
13 Flávia Muniz
48 Monica Capeli
48 Luciana Fernandes
70 Tatiana Kelab
70 Milena Gouvea
88 Débora Lessa
88 Cristiane Melo
101 Bárbara Sarmento
109 Sueli Maluza
141 Fabiana Boal
141 Maira Izzo
141 Cláudia Joppert
141 Ana Maciel

 

 

 

 

O maior Point de Beach Tennis do Brasil se localiza em Santos, mais precisamente na Associação Santista de Beach Tennis ASBT(ASBT)que conta com 10 quadras de Beach tennis.

 

Outro grande passo no desenvolvimento do Beach Tennis no Brasil foi a criação da AJB (Associação dos Jogadores de Beach Tennis) que reuni diversos atletas e visa a defesa dos interesses dos praticantes, e tem como foco a criação de um sistema onde os jogadores possam alcançar o maior grau de prazer e satisfação, pessoal e coletivo, com respeito ao próximo e dentro das regras em vigor.